domingo, 26 de agosto de 2012

o aquecimento global e a produção de alimentos.



   Uma das mais antigas atividades humanas, a atividade agrária passou por profundas transformações desde a Pré- História até os dias de hoje. A agricultura foi e ainda continua sendo praticada de maneiras diferentes, de acordo com a época e o lugar em que é desenvolvida. As grandes transformações no campo acontecem com a revolução Industrial e a consequente revolução urbana, que provocaram mudanças ocorridas nas relações entre o campo e a cidade nas últimas décadas. Considerando os avanços tecnológicos empreendidos no último século à que se considerar a evolução ocorrida no espaço rural, em nome da produção agropecuária. Esta evolução transmite-se para a produção em cadeia, formando conglomerados agropecuários e industriais associados para otimização da produção. 


   Mas o aumento da produção de alimentos não garantiu e não garante o atendimento da demanda por alimentos na escala mundial. A produção agropecuária está condicionada a economia capitalista, então empresas rurais estão cada vez mais especializadas e pesquisando maneiras de aumentar a produção em escala mundial através de inovações tecnológicas diretamente aos equipamentos agrícolas e insumos, fertilizantes, sementes etc...


   Considerando-se o aumento de produção agrícola, a demanda por gêneros alimentícios para a população, e não apenas para atender ao mercado externo e ao mercado industrial, e a problemática relacionada ao aquecimento global. O aquecimento global está cada vez mais afetando a produção de alimentos mundiais.

   "Portanto, junto às inovações tecnológicas de eficiência energética, fontes de energia renováveis e reciclagem, as pessoas devem priorizar como manter as plantações vivas. Especialistas em todo o mundo já demonstram preocupação com as consequências que o aquecimento global pode causar na produção de comida e no gerenciamento da água potável." 


Um comentário:

  1. Nosso planeta é capaz de alimentar bilhões de seres humanos... não tenho duvida disso.
    Mas também não tenho duvida de que por causa de alguns milhares de seres humanos cujo objetivo é o lucro, o dinheiro, status e poder, nosso planeta esta em estado de falência.
    Embora não proponho vivermos como tribos indígenas, em uma relação passiva com a natureza, podemos sim manter nosso nível tecnológico e preservar o meio ambiente, porem há um problema: Esse modo de vida mais "calmo" irá frear o lucro de muitas corporações e causar uma mudança na administração politica mundial, portanto não é viável aos atuais lideres mundias.

    ResponderExcluir